Wednesday 17 April 2013

Passeando por Paris...upsss Burkina!!!!

Por cá ando....não sabem o montão de tempo que eu passei para conseguir aceder ao blog e escrever estas linhas, por isso, caro seguidores do mon coraçon a minhas visitas não vão ser muito regulares nesta paragens porque a net desta savana africana deixa qualquer um de cabelos em PÉ. ( e estou de TPM o que complica muito mais as coisas).

Resumo rápido: as aulas tem corrido supeeeeeerrrrrr bem, apesar de às vezes dar aquela vontadinha de chorar quando é uma matéria mais complicada e em Francês....fica trés trés difficile mas por cá ando!!!!!

Episódio marcantes que anotei no diário:

Bem, ia dizendo que fomos de passeio. Eu, a moça de Guiné-Conackry e a outra do Niger. A coisa foi bizarre porque assim que saímos do albergue aparecem um mão cheia de crianças ( já contei que há um liceu colado ao albergue?) que nos decidiram seguir. E iam conversado, como se eu não estivesse a perceber. Isso a descarada. A conversa: Elle est blanche. Elle est blache. Todos doidos. Nunca viram um branco na vida? Com tanto francês que vive em Ouaga? De mais a mais sim sou mais clarinha mas daí a ser branca? Façam-me o favor. Pelos vistos sou a única branca-preta que já viram!!! Uma espécie de albina sem sentido…. Enfim, fomos ver tecidos, roupas do ocidente…well que coisinhas mais feias, as moças continuavam a regarder os outfits. E quando perguntavam-me se era jolie…OUI OUI. Como explicar M-O-D-A nestas paragens? C’est impossible. Até o meu amor que insiste que bonito são aquelas roupas coladas ao corpo percebe melhor disto…

O pessoal morre de rir com o meu francês….ontem troquei o #moins pelo #moi e saiu #moi cher que significa #Eu sou Cara. Bem, verdade seja dita, não disse nenhuma mentira! Cara pa xuxu…mas a ideia era dizer que de Niger a Burkina c’ est moins cher que Guiné-Conackry a Burkina. Era isso!!! Entendido agora??? Bem toda a gente morta de riso com a substituição mas continuam a dizer “C’est bon! C’est bon!” para incentivarem-me a falar francês HA HA…uns queridos portanto. Ou então sou a boba da corte, a alegria da galera nesta terra de ninguém!!!!


E ficamos por aqui. Até à minha volta!!!! Se a net permitir :)

Sunday 7 April 2013

Baptizado do sobrinho da amiga Valerie

A net aqui só tem 2 pauzinhos e quando Deus é burkinabé tem 3 pauzinhos. Não esperem grandes entradas no blogue nestes 2 meses. Prometo contar tudo na volta. 

Para resumir o paniquito, de cada vez que vejo algo voando pelo quarto segui-o até perder de vista a ver se é um mosquito. Pelo andar da carruagem preciso de um stock de repelente para estes 2 meses.

Hoje fui ao baptizado do sobrinho da amiga Valerie que conheci no avião. Estavam lá até actores de televisão de Burkina. A moçoila que faz de irmã mais nova simpatizou-se comigo e por lá ficamos a conversar. Well...conversar não muito mas jogar à mimica sim. No batipzado têm um ritual: alguém começa a contar/cantar histórias da tua vida em alto e bom som. de onde vens, a tua mãe, o teu pai, os defeitos, as qualidades e enfim e como é um bocado embaraçoso tens que lhes dar dinheiro para eles se irem embora. E vão cantando e a vitima da vez vai jogando 1000 Francos CFA ao cantor. Costume doido esse!!!!! A mãe do baptizado às tantas mandava para o ar 10 000 Francos CFA ( 15 euros). WHAT????? Mas pronto como ela mesmo disse: It's my son. My only one. Leave me alone!!!! Pelos vistos estavam a desejar coisas boas ao filho. Eu nunca percebi nada daquilo que diziam...UPSSS

Por aqui toda a gente tem moto, mesmo os mais pobres. Uma verdadeira cidade de motards. Nada daquilo que se vê me Faro só uma vez por ano. Todos os dias milhentas motos seguem...só não seguem os sinais de trâsito. Não fazem rotundas, não param no sinal vermelho. Loucura Total.

Ontem fui a uma festa. Melhor...tentei ir a uma festa na garupa da moto do amigo Lexo que é amigo do primo da bff J. mas a meio caminho  comecei a sangrar pelo nariz ( Já disse que aqui as estradas são de terra batida???? Terra, daquela castanha mesmo???) Oh meu Pai!!!! Assim que chegamos voltei p'ra casa. Não dava p'ra ficar na festa  a sangrar....

Amanhã começa o programa e espero ocupar a mente em pleno para não ficar sempre a olhar para o bilhete de regresso e o calendário ( o tempo passa tão rápido vendo no calendário...)


Saturday 6 April 2013

Surtando em Francês

Começo a achar que dois meses é tempo demais. Por aqui um calor que não se pode. Não deveria ser permitido tal temperatura no planeta. Graus celsius de Marte, onde ainda não existe vida. 35ºC e continua a subir. Já me avisaram que é a pior época do ano!!!!! AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
O quartinho é simpático e graças a Deus, aos Santos, a Iemanjá tem ar condicionado e ventoinha no tecto. Estou tentada a ligar os dois ao mesmo tempo.

O quarto tem casa de banho incorporada o que dá um jeito danado porque já tive que lavar umas roupichas já que o meu esfoliante facial decidiu chegar ao fim da vida durante a viagem.

Estou permanentemente com dores de cabeça, um mal estar que não mata (Acho Eu) mas mói....sinto sempre quase a desmaiar. Mas nunca desmaio...imaginem a coisa!
A boca que já tinha arrebentado, agora está do tamanho de um repolho e arde...
Trouxe os meus comprimidos da asma e tenho-os tomado religiosamente a horas porque estou a morrer de medo e dar-me p'ra aqui um fanico.

O pessoal só fala francês. Bem na verdade conheci um rapaz no aeroporto de Dakar que falava espanhol e outra moça dentro do avião que falava inglês. (Conto essa historia daqui a pouco). De resto, falam francês cerrado que fica difícil a compreensão e o meu está tão enferrujado que a meio de uma frase dá-me vontade de desatar a chorar. Espero que o meu cérebro consiga lembrar os seus anos de francês senão estou frita. Já me disseram que o francês não está assim tão mal mas quando não consigo explicar o que quero de almoço fica assim o Ó!!!!

Francos CFA, quê isso???? Ainda não consigo perceber essa moeda....sem chance! Não vale quase nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Quando uma garafa de água são 1000FCFA JÁ VIRAM?

Ainda não vi nenhum dos meus colegas. Disseram-me que chegariam hoje mas já são 15.31H da tarde e estou sozinha neste hotel. Num hotel sozinha S-O-Z-I-N-H-A! Não há outros hóspedes. Nã ninguém....
Tenho que ir à cozinha fazer o pedido de pequeno-almoço, almoço senão não se lembram que cá estou. Sem falar que decorre agora um casamento nos jardins e não quero ficar passando e tra-passando no casamento, com os meus calções de campo, chinelo de quarto e t-shirt.

Saudades do namorado. Estou quase a desistir disso. Já meti na cabeça que vou segurar por 1 semana antes de dar o alerta de pânico. Se não melhorar, mudem-me o bilhete para amanhã que eu estou de regresso.

A sorte é a simpatia das pessoas senão já estava no aeroporto à espera da hora de partida!!!!!