Wednesday 1 February 2017

Só tenho a agradecer

Ilha em Saint-Louis, Senegal [foto minha]

Tomei a decisão acertada. Sair de Portugal proporcionou-me coisas que nunca teria vivido se não tivesse tido a coragem de abandonar. O salário que me propunham para sair era pouco e continua sendo. Não ganho nada por ai além, aliás ganho um pouquinho mais do que ganhava antes dando as aulas a crianças.

Mas viajei o mundo, estive por Nova Orleães a apresentar o meu primeiro artigo cientifico com a comunidade cientifica do mundo todo. Conheci pessoas cujo os nomes só sabia de ver o apelido nos artigos que lia. Visitei Nova Iorque e já Orlando na Florida e ainda Boston.

Estive no Chipre, o lado sul e fiquei a saber que a ilha é dividida mesmo no meio da capital Nicosia. Ve se podxi. Há o lado Turco e o lado Grego. Nós ficamos no lado grego. Fui a Montenegro que é um espanto, a Europa de Leste, é bem baratinha e parece ter saido de um conto de fadas. A Viena, a Frankfurt. De Burquina Faso que podem sempre ler por aqui já fui ao Gana e ainda a Senegal ver o monumento da Renascença Africana e ainda La Somone comer ostras (que chique) e a Norte em Saint-Louis muito perto da fronteira com a Mauritanea.

Já fugi de elefantes e de babuínos. Corri atras de crocodilos e já passiei de cobra ao pescoço a tentar explicar que ela não era o demónio. Ideias malucas viun que esse povo tem.

Já fiquei nos melhores hoteis de 5 e de 6 estrelas. Foi quase sempre a trabalho. O que posso dizer que é maravilhoso saber que me chamam para ir aprender e ir ensinar.

E o melhor de tudo isto? O aprendizado!!!! O meu Currículo é tão mais rico. Rico de coisas que adorei fazer, adorei aprender. Muitas vezes chorei por estar no meio do mato e não ter com quem conversar ou alguém que me compreendesse mas a verdade é que não é isso que é ser-se biólogo de terreno?! Quero sim continuar a ser a aventureira, a doida da família. a maluca que anda com p'ra cima e p'ra baixo de mochila as costas.



1 comment:

Marta Moura said...

Já valeu a pena só pela descoberta!