Monday 23 April 2012

Capitães de Areia


A relação que eu tenho com este livro vem desde dos meus anos de liceu quando surgiu-nos uma professora de português mais burra do que uma porta. Bem, não costumo dizer isso das pessoas porque respeito a sabedoria de cada um. No entanto, aquela mulher que baixou a minha média de 18 para 17,56, porque deu-me um 13 a português no 12º ano o que impossibilitou-me de ficar com a pauta bonitinha ainda continua atravessada na espinha. Este livro que eu amo de paixão e que chorei baba e ranho, era um dos livros obrigatórios no nosso liceu ( como os Maias deste lado!). A senhora fez-nos desejar que o Jorge Amado descesse na nossa turma para explicar à mulher que ósculo significa beijo e não óculos, como ela teimava. Que debaixo das minhas barbas é uma metáfora para uma coisa que acontece mesmo a nossa frente e nem damos por ela e não, LITERALMENTE debaixo das barbas, como ela teimava que era. Que o personagem Gato era um menino que era giro e portanto chamavam-no Gato, e não um gato-animal, como ela teimava que era. Que Professor era também um personagem, que sabia muito e portanto apelidaram-no de Professor e não, um professor de escola, como ela teimava que era. Com tantas barracas o meu sangue ferveu até ao ponto de ebulição não aguentou e levantei-me numa explosão de angústia, espanto e falta de respeito (admito!) e por isso esta atitude valeu-me a minha única falta de disciplina dos tempos de liceu. Eu a croma da turma,, levei uma falta disciplinar porque decidi chamar à professora de...tchararararrarammmm "SUA BURRA!" Foi um Deus nos acuda, levaram-me à direcção, quiseram dar-me dias de casa, chamaram os meus pais que ficaram fulos comigo mas assim que expliquei ao meu pai o sucedido ele deu-me razão na minha indignação e portanto juntou a comissão de pais da escola (com os restantes colegas da minha turma) e a senhora foi transferida para as turmas do 7º ano.


Nem vos digo como é que ela interpretou o poema do Luís Vaz de Camões, Amor é Fogo que Arde sem se Ver senão vocês ainda tinham uma coisinha má.

Isto tudo para dizer que eu QUERO muitooooo, demais ir ver o filme "Capitães de Areia" de Cecília Amado


5 comments:

dreams said...

Nada como darmos o nosso ponto de vista, e se sabemos que temos razão, então devemos defender até à morte;) beijokinha e boa semana!!

Unknown said...

interessante o filme. estou a seguir
teu blog essa eh minha fanpage

https://www.facebook.com/fabiola.beltrao

se quiseres seguir ficarei grata


abs

Unknown said...

dreams, até à morte hehehhe

-----------------
Fabíola Beltrão, já lá fui. um espectáculo de blog!!!!

volta mais vezes :)

xoxo***

Ana said...

Ahaha pelo menos tiveste sorte e transferiram essa senhora para outras turmas, já eu não posso dizer o mesmo da minha prof de biologia, já fizeram queixa dela montes de vezes (pais inclusive) mas não deu em nada, daí ter escolhido psicologia este ano só para me livrar dela :/
Nunca li esse livro, apesar de já ter ouvido falar dele e ando com curiosidade de ver o filme :)

Unknown said...

Ana, grande falha essa gente da tua escola. vão ter que fazer um banzé maior heheh. E grande falha atua de não ter lido o livro tb. hahahhaha


volta mais vezes ao cantinho


xoxo***