Wednesday 22 December 2010

A vida são 3 dias e 2 já estão vividos!

Os meus últimos meses passados em Faro morei com 2 raparigas e uma velhota no alto dos seus 70 anos (sim, hoje em dia alugam-se quartos a velhotas em apartamento para estudantes). Voltei lá e não sabem da maior (melhor, da pior) não é que a velhota está internada em coma induzido e com os dias contados?!
Isto foi assim, ainda quando lá me encontrava a dita senhora disse que padecia de uma doença dos rins, pulmões, fígado, estômago, baço e já não me lembro dos restantes 5 órgãos. Já aí eu achava ou a senhora é uma drama queen (como eu!) ou esta vai quinar ainda hoje e eu não quero estar por perto. Bem ela tomava medicamentos hora sim, hora sim e pedia que a acordasse nas primeiras horas da manhã (vida de trabalhador-estudante) para ir ao médico, por isso, algo ali se passava. No entanto a mulher era uma autêntica chaminé, consumia Marlboro à velocidade com que o Hulk marca um golo (não consigo…não é defeito é feitio) e comia carne de suíno, e piri-piri e bebia vinho e depois quando algum familiar seu tocava a campainha, toca de esconder o copito…ou seja, estava mesmo a pedi-las. Nós bem que demos conselhos, as rapariguitas da faculdade a dar conselhos a uma mulher dona do seu nariz MAS DEMOS…Então, aquilo não estava correcto e eu sou asmática poxa!
Entretanto deixei as minhas colegas no apartamento e pirei-me…Fico agora a saber que depois do meu afastamento, a senhora resolveu deixar de tomar os medicamentos (não que a culpa tenha sido minha, LIVRA!), passou a fumar no quarto de porta aberta porque não conseguia levantar da cama, a fazer xixi ali onde estava, engordou p’ra burro e…não quis ir ao hospital! As minhas ex-coleguitas viram-se gregas com a mulher, até que uma resolveu fazer um ultimato à uma tal prima que ia lá levar-lhe o comer: “ ou levam a mulher à força ao hospital ou chamo a senhoria, os bombeiros, a GNR porque não tenho tempo para estar em tribunal a responder a uma morte” Achei muito bem…lá a prima chamou os bombeiros e carregaram a tal senhora para o hospital, onde se encontra até a data em coma induzido. Aquilo era mesmo muito mau!
Viemos a descobrir que o que ela tem é hereditário e é um palavrão que tem como definição o inchar de órgãos que nunca mais acaba até que se…(que imagem que se me assaltou agora, que horror).

Conclusão: estou triste pela senhora, que até era muito simpática e ajudava-me a fazer panquecas e tudo mas qual foi a sua ideia?! Deixar-se morrer tipo eutanásia, ali num quarto alugado numa casa com 2 pessoas desconhecidas?!
Quem são os familiares que deixam uma senhora da sua idade alugar um quarto em vez de lhe colocarem num lar, se não têm condições para a  ter em casa?! Pedir ajuda à segurança social, qualquer coisa…o país ta mal mas acho que com o histórico da senhora até o Sócrates se comovia (xiii…tenho as minhas dúvidas!)

E pronto!

No comments: