Tuesday 7 February 2012

Vamos fazer um tutorial? #1

Um tutorial de procura de emprego. Como vos contei tenho procurando em tudo quanto é sítio na esperança de conseguir trabalhar como bióloga marinha*. São algumas dicas que pode ajudar uma alma perdida e nestes tempos é sempre bom dar uma mão. Frase da minha avó: "Uma mão lava a outra, as duas lavam a cara" 

1- CARTAS DE APRESENTAÇÃO:
Eu tenho um livro muito bom (que não é meu, é do meu pai que colecciona tudo o que encontra pela frente hehehe) onde eu inspiro-me para escrever cartas de apresentação. Encontram cartas já prontas em inglês e em português com palavras que normalmente sabemos mas não nos passa pela cabeça na altura da escrita. Fica aqui o link para o verem o tesourinho. Obviamente que encontram modelos na net também. 
Se vão enviar por email escrevam a carta directamente no corpo da mensagem, é mais fácil para o empregador abrir o mail e dar de caras logo com a vossa carta, afinal é de apresentação ;) em vez de o anexarem junto com o CV e depois escreverem "Segue em anexo a carta e o CV". Dá preguiça de ir lá ler!!!

2- O CURRICULUM VITAE:
O CV depende do emprego para a qual candidatam, por isso, é bom ter mais do que um. Imagina que vão candidatar para uma loja de roupa, não vão escrever que fizeram uma visita de estudo a fim de estudar a flora de Sagres (Algarve) ou vice-versa para o caso de um emprego na área de Biologia. Assim eu sugiro que abram uma pasta nos documentos para "Candidaturas" onde colocam os diferentes CV's e cartas de apresentação. O CV deve ser o mais curto possível, o máximo duas páginas para quem está a sair da faculdade ou para quem como eu nunca trabalhou na área. Todas as palestras da faculdade, visitas, voluntariado contam, por isso, é bom ir a muitas meninos que ainda andam por lá... e escrevam isso nas "Informações Adicionais" que é um género do Anexo do CV. 
Não se esqueçam que em Inglês diz-se "Resumé" e é exactamente isso: um resumo e portanto para os ingleses uma página de bitaites chega e basta. Para eles nada de "gosto muito de tocar guitarra sentada à lareira e de nadar no mar alto" (obviamente que depende do trabalho mas se o hobbie não diz nada ao trabalho em si, evitem colocar)
A pior coisa que podemos fazer num CV é deixar coisas por preencher. Ou preenches cada buraquinho ou então apagas as linhas que não interessam. Por ex. Se não tens aptidões artísticas vai fora, não deixa em branco ou pior, escrever "não tenho", dá mau aspecto e é a primeira coisa que se repara...


NOTA: É tudo tirado da minha cabeça e portanto é a minha opinião e da experiência que tenho tido nesta demanda pelo emprego perfeito. Cada um conta com o que tem, certo?!
Amanhã escrevo mais umas quantas dicas ;) 

E não se esqueçam:
"PROCURAR EMPREGO DÁ TRABALHO! MAS QUEM PROCURA, ACHA!"


*Para quem não sabe, os biólogos marinhos fazem muito mais do que abraçar golfinhos. Podem fazer investigação de novas espécies de tudo o que é bicho ou planta. Podem gerir o litoral, orlas costeiras (as praias), podem fazer controlo de qualidade e inspecção de pescado nas lotas, podem estar em projectos de qualquer empresa para estudos do impacto ambiental dos produtos dessas empresas, criar peixes em cativeiro enfim...somos cientistas!

6 comments:

Palco do tempo said...

tiveste uma excelente ideia *

PinkEmotions said...

Que boas dicas Blair. Adorei!

Unknown said...

boas dicas que deixaste ;)
**

Su said...

Boa sorte Blair, espero que em breve consigas trabalhar na área que tu gostas :)**

Unknown said...

Olá, gostava de dizer-te que gostei de todos os posts do teu blog e este em especial!
as dicas que aqui escreveste são fundamentais para se encontrar trabalho!

Beijo
(já sigo)

http://alwaysbeautiful-by-carlacunha.blogspot.com

Unknown said...

Palco do Tempo, :) espero que ajude

--------------------
Pinky :) espero que ajude

----------------
mari, :) espero que ajude (sinto que estou-me a repetir hahahahahaha mas realmente é isso!)

-------------------
Su, muito obg...tb eu!!!!

----------------
Carla, todooooossss? xiii quanta responsabilidade. Já estou convencida hehehehehehe

Sê bem-vinda e volta mais :)


xoxo****