Thursday 9 February 2012

Vamos fazer um tutorial? #3

Continuando a nossa demanda pelo emprego perfeito. E sabendo que já temos uma pasta "Candidaturas" e vários CVs e em versão Pdf

1-PESQUISAR EMPRESAS
Para o caso de candidaturas espontâneas.
Já sabem em que área querem trabalhar. (Ou assim espero) Agora precisamos de caneta e papel. Arranjem um bloquinho para apontar todas as empresas que acham que vão vos querer contratar, entre empresas estrangeiras e nacionais. Podem fazer uma pesquisa na net ou fazer como eu faço. A bela da lista telefónica ;)
Exemplo: Médicos Veterinários. Google : Hospitais Veterinários Grande Lisboa. Apontam todas os hospitais com e-mail e número de telefone para o bloquinho.
Obviamente que o podem abrir um doc. no Word e fazer isso, eu sou mais de papel e caneta.
Ex. No word:



Para o caso de candidaturas especificas. 
Também na net, procurem pela vossa área especifica "Precisa Médicos veterinários". Vão encontrar toda a casta de anúncios que têm que ir seleccionando. Muito mais rápido é inscreverem na Net empregos, pi emprego, li emprego enfim...todos esses sites de procura de emprego. É bom terem um email só para receber os anúncios desses sites porque são chattooooos como o quê!!!!  E pelo amor de Deus, ao se inscreverem especifiquem ao máximo o tipo de trabalho senão recebem anúncios "precisa limpador de piscina para Alverca" como eu bahhhh!

Os jornais também trazem anúncios e nós esquecemo-nos deles quase sempre (falo por mim). O famoso marcador vermelho a circular as propostas interessantes basta :)


Ex. O meu bloquinho
(eu tenho vários símbolos com legenda, o "coração"-não; "estrela"- não receberam, voltar a enviar---)

3-ENVIAR
Toca a tirar toda as anotações para o bloquinho. Depois de enviado o email, coloquem um "certo" com a data de envio (se quiserem podem deixar sem data porque de qualquer forma podem ir à pasta "enviados" do email e ver isso). Se o e-mail da empresa diz "geral@..." é bom ligar para a empresa e dizer aquele textinho bem ensaiado do " Bom dia, fala ..... Gostaria de perguntar se existe um e-mail  para onde devo enviar a minha candidatura espontânea à Vossa empresa porque na net só encontro o email geral. E já agora a quem devo endereçar a carta?" É sempre bom, porque vai direitinho aos Recursos Humanos. Que é onde interessa ou ao gabinete da presidência. ;)


4- SEM RESPOSTA
Passado umas 2/3 semanas sobre o assunto. Quer seja candidatura espontânea, quer seja candidatura especifica. Se não obtiverem resposta da outra parte. Meus amigos vamos ser chatos. Acreditem porque o próprio empregador já me disse que eles gostam de pessoas chatas, mostra interesse...dizem!
Assim sendo, não obtendo resposta, voltam a agarrar no telefone e dizem. " Bom dia. Enviei a minha candidatura para empresa e como não obtive resposta, gostaria de saber se o receberam ou se houve algum erro informático." LOL...não houve erro nenhum, vocês mandaram a coisa para o lixo. né verdade!
Se responderem " Não recebi". Pedem um email de novo. Se responderem "Já recebemos" dizem "Ohh. Então fico a aguardar pela resposta. Muito Obrigada pela atenção" e ficam a saber que estás aqui do outro lado à espera de um S-I-M ou de um não.




NOTA: É tudo tirado da minha cabeça e portanto é a minha opinião e da experiência que tenho tido nesta demanda pelo emprego perfeito. Cada um conta com o que tem, certo?!
Amanhã escrevo mais umas quantas dicas ;)


Podem ver o tutorial 1 aqui
Podem ver o tutorial 2 aqui 


E não se esqueçam:

"PROCURAR EMPREGO DÁ TRABALHO! MAS QUEM PROCURA, ACHA!"

2 comments:

PinkEmotions said...

:) Muito bom novamente! Adorei os símbolos :P

Palco do tempo said...

gosto desta tua grande ideia**