Monday 21 February 2011

Catástrofes Naturais ou Desastres Naturais

PeTA
Catástrofes Naturais tem sido o nosso prato de cada dia, já perdi (ou perdemos) a conta ao número de horrores que têm-se sucedido pelo mundo fora, senão vejamos, Furacão Katrina em Orlando e arredores, o tsunami na Tailândia que fez desaparecer uma ilhotas lá perto, o temporal/tempestade da Madeira (aqui tão perto!!!) e as chuvadas e avalanches de terra, pedras, casas, animais e pessoas em Campo Grande, Brasil. Acho que já perceberam a ideia!!! No entanto, e como é o caso, quando envolve perda de bens materiais e humanos chamamos de desastres naturais. E como Blaikie afirma: "desastres ocorrem quando os perigos se encontram com a vulnerabilidade".  E isto quer dizer exactamente? Perguntam vocês. Pois bem, pensem em todos esses horrores no meio de Marte? Não teria assim tanta importância certo? Afinal, não existe ninguém por  lá (até que se prove o contrário, óbvio). No entanto, pensando que cada povo tem a sua carência e que qualquer desastre é péssimo, um desastre natural, do género das chuvadas do Brasil no centro de Manhattan não seria de certeza assim tão grave. Isto explica-se pelo simples facto que o local onde acontece a catástrofe também influencia a sua consequência.
 Darwin disse certa vez “a selecção natural é a do mais apto”  e com isso não quero dizer que o mundo será no futuro apenas povoado das personagens do Gossip Girl ou do Sex & The City. O que quero dizer é que os sobreviventes destes desastres podem ter manifestações no fenótipo, ou seja, características observáveis à vista desarmada, que os tenha permitido salvarem-se, ou então foi tudo pura sorte e eu estou p’ra aqui a aparvalhar.
Disto tudo o que eu quero deixar claro é que as catástrofes Naturais ou os Desastres Naturais servem para diminuir a sobre-lotação da terra, ou num termo mais cientifico, a sobre-população, afinal a quantidade de gente que nasce neste mundo é inversamente proporcional à área da Terra. A não ser que comecemos a exportar povo para  a lua. OOPS, esperem, já estão a pensar fazer hotéis na Lua!!!
unknown
Um segundo ponto que quero frisar é que as catástrofes têm sido muito mais frequentes nos últimos tempos, e no meu ponto de vista isso não tem nada a ver com o 2012 e a “estória” do fim do mundo. Mas que ele está cada vez mais próximo, lá isso está, já que continuamos a mutilar florestas, desviar mares e oceanos, produzir lixo desmedido e joga-lo num qualquer esgoto em direcção aos rios, resumindo estamos a adoecer a mãe Natureza e é ela que nos protege destas mesmas catástrofes.



[Começaram as tempestades na Austrália!]
[E o que é que a foto da PeTA tem a ver com o tema? NADA!Apeteceu-me]

No comments: